quarta-feira, 24 de junho de 2009

Brasil é reeleito em Comitê sobre Diversidade Cultural

http://www.brasilia.unesco.org/noticias/ultimas/brasil-e-reeleito-em-comite-sobre-diversidade-cultural

País volta a representar América do Sul e Caribe em discussões sobre Convenção da UNESCO

Paris, 23/6/09 – O Brasil foi reeleito para representar os países da América do Sul e do Caribe no Comitê Intergovernamental da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. A decisão, tomada durante a II Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção, realizada na última semana, em Paris, coloca o Brasil, eleito com 57 votos, ao lado de Cuba (61 votos), México e Santa Lúcia.

Além do grupo da América do Sul e Caribe, apenas a lista de países da América do Norte e da Europa apresentou mais de dois candidatos, sendo reeleitos Canadá e França. Os demais grupos apresentaram apenas dois candidatos.

Composta por delegações de 85 dos 98 países que integram a Convenção, a Conferência aprovou as diretrizes operacionais elaboradas pelo Comitê Intergovernamental para diversos artigos do texto e renovou a metade dos membros do Comitê, integrado por 24 países. Para efetuar a renovação, um sorteio realizado durante a primeira Conferência das Partes, ocorrida há dois anos, definiu os 12 países que deveriam cumprir um mandato reduzido, de apenas dois anos, dentre eles o Brasil.

Renovado, o Comitê Intergovernamental se reunirá novamente em dezembro, tendo como atribuições, dentre outras: elaborar diretrizes operacionais para os artigos 9, 10 e 19 da Convenção; estudar a pertinência e a viabilidade de nomear uma ou várias personalidades para promover a Convenção como “embaixador/embaixatriz da Diversidade Cultural”; e elaborar uma estratégia de obtenção de recursos para alimentar o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, incluindo a elaboração de mecanismos financeiros inovadores. (Fonte: SID/MinC)

Nenhum comentário: